Comunicado aos Participantes do Cruzeiro Navio Zenith

Festa Tropical no Navio Zenith


Caros passageiros participantes do Cruzeiro Zenith,

O tempo está passando rápido e logo chega dia 17 de Janeiro... Para que o aproveitamento da sua viagem seja o melhor possível, a CVC preparou algumas dicas e informações muito importantes, as quais repassamos a vocês.

Esperamos que gostem e que sejam úteis! Em caso de dúvida, basta entrar em contato!

Não deixem de ler, principalmente os itens sobre documentação necessária no embarque, pagamento de despesas extras a bordo e assistência médica, caso necessário.

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IV Estações Turismo e Intercâmbio.

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NAVIO CVC ZENITH


Uma das principais características deste cruzeiro é a variedade de opções gastronômicas. O sistema All Inclusive, que possibilita o consumo ilimitado de comidas e bebidas a bordo, faz do CVC Zenith um dos mais procurados. Mas não é somente isso que atrai hóspedes para este navio. Ele também se destaca pelo serviço de bordo, a excelência dos roteiros e, principalmente, por suas atividades diárias.

Ficha técnica
Quantidade de cabines: 700
Quantidade de passageiros: 1.800
Tonelagem: 47.255
Capacidade do Teatro: 900
Bandeira: Nassau
Decks: 9
Restaurante: 2
Piscina: 2


PREPARE A MALA


Caso você seja um "marinheiro de primeira viagem", esta deve ser uma de suas principais preocupações, certo?! Mas fique tranqüilo: seguindo estas dicas, você evitará qualquer tipo de "gafe".

Para o dia-a-dia a bordo, aconselham-se trajes esportivos e informais e calçados confortáveis, de salto baixo. Durante o cruzeiro são realizadas noites de gala, como o jantar oferecido pelo comandante, nas quais é recomendado o uso de paletó e gravata para os homens e vestido longo para as mulheres (mas nada muito exagerado). Há sempre uma festa tropical (foto acima) e os que gostam de participar desse tipo de evento devem levar roupa adequada para esta festa (estilo casual, vejam video no final deste post).

Descendo do navio nos portos ou participando das excursões organizadas, utilize os trajes que mais lhe agradarem. Tanto a bordo como em terra, é prudente ter à mão um pulôver ou moletom para se proteger da diferença de temperatura entre os ambientes internos (ar-condicionado) e externos. Lembre-se de que é expressamente proibido usar traje de banho no restaurante. Para trafegar nos corredores, solicita-se o uso de saída de praia ou camiseta e sandálias.

Importante: em observação às exigências sanitárias, é vedado o consumo a bordo de alimentos e bebidas (águas, refrigerantes, cervejas, bebidas alcoólicas) adquiridos fora do navio. Também é proibido levar a bordo mercadorias, animais vivos, armas brancas e de fogo, munições ou outras substâncias perigosas sem o consentimento escrito da Companhia. O pessoal responsável pela segurança do navio está autorizado a recolher esses volumes ou objetos e devolvê-los aos hóspedes no fim da viagem, no momento do desembarque.

Qual limite de bagagem eu posso levar?

Não há limite de bagagem por hóspede. As malas devem ter etiquetas fixadas com número de cabine e nome. Vale ressaltar que dinheiro em espécie, documentos, objetos de valores ou frágeis, eletrônicos e bebidas adquiridas a bordo não devem ser despachados nas malas, mas conduzidas como bagagem de mão. Sugere-se o limite máximo de 25 kg por bagagem ou o limite máximo estabelecido pelo fabricante.
Observação: para trechos aéreos, devem ser respeitados os limites de peso estabelecidos pelas companhias aéreas.

Posso levar jóias e objetos de valor?

Pode, mas estes devem ser guardados no cofre localizado na própria cabine. A Companhia não se responsabiliza por objetos e valores deixados em bagagens despachadas, nas cabines ou esquecidos em outras dependências do navio.

O que devo fazer se eu perder ou minha bagagem for avariada?

A perda e/ou avaria da bagagem deve ser comunicada pelo passageiro ao comando do navio ou aos agentes da Companhia no porto de chegada, logo no momento do desembarque, preenchendo o formulário de avarias para futura avaliação. Não é admitida qualquer reclamação posterior.

DOCUMENTAÇÃO

Com as malas prontas, o segundo item a organizar é a documentação. Os hóspedes têm a responsabilidade de atender às exigências legais quanto à apresentação de documentos nas viagens nacionais e internacionais, sendo indispensável à apresentação das vias originais desses documentos em bom estado.

Passageiros com 12 anos ou mais: São aceitos os seguintes documentos originais: Carteira de Identidade emitida pela Polícia Civil (SSP), carteira de motorista válida e com foto, passaporte válido, carteira. de trabalho, carteiras profissionais com foto como OAB, CRA, CRM, militares e RNE, no caso de estrangeiros. Certidões de nascimento não são aceitas para maiores de 12 anos.
Passageiros estrangeiros não residentes no Brasil: Passaporte original e válido e tarjeta de entrada e saída do país.

Muito importante: não são aceitas cópias de documentos para embarque, mesmo que autenticadas. Somente documentos originais.

Menores até 11 anos: Devem viajar acompanhados de um adulto com grau de parentesco. Pode ser pai ou mãe, irmãos maiores de 21 anos, tios ou avós, desde que esteja comprovado documentalmente o parentesco. Neste caso, o menor pode viajar somente com um adulto. Também poderá viajar acompanhado de pessoa maior, expressamente autorizada (autorização em cartório) pelo pai, mãe ou responsável legal. Crianças de 2 a 11 anos viajando desacompanhada é necessária à autorização da Vara da Infância e da Juventude.

Viagens internacionais para Argentina e Uruguai

Passageiros com 18 anos ou mais: Passaporte válido ou carteira de identidade original emitida pela Polícia Civil (SSP). É importante destacar que a carteira de identidade deve estar em ótimo estado de conservação e com foto que identifique, com clareza, o portador. Carteiras funcionais como OAB, CREA, CRM, militares, de motorista, entre outras, não são válidas para viagens ao exterior e travessia de fronteiras.

Menores de 18 anos: As mesmas condições acima e estabelecendo que mesmo para crianças de colo é necessário portar carteira de identidade original emitida pela Polícia Civil ou passaporte válido. Certidão de nascimento não é válida para viagens ao exterior e travessia de fronteiras. Menores de 18 anos devem viajar acompanhados do pai e da mãe que constam na carteira de identidade do menor. Na hipótese do menor de 18 anos viajar sem a companhia de um dos pais, é necessária a autorização do pai ou da mãe ausente, com firma reconhecida em cartório. Caso o menor viaje sem os pais, é necessária uma autorização com firma reconhecida de ambos os pais para o embarque. Menores de idade viajando apenas com o novo passaporte (modelo azul), acompanhados ou não dos pais, também deverão apresentar no check in o RG ou certidão de nascimento original. Isso é necessário para comprovar a paternidade, pois o novo passaporte azul não registra a filiação do viajante.

Viagens Internacionais - Passageiros Estrangeiros

É necessário o passaporte válido, o RNE (no caso de residentes) e eventuais vistos consulares de acordo com a nacionalidade. Nestes casos é indispensável o passageiro contatar o consulado do país a ser visitado para saber se é necessário visto consular.
Estrangeiros não residentes no Brasil: Passaporte original e válido e tarjeta de entrada e saída do país.

As informações deste comunicado foram obtidas junto à Polícia Federal, Vara da Infância e da Juventude e Estatuto da Criança e do Adolescente, artigos 83, 84 e 85.

EMBARQUE

O horário de embarque estará indicado em seu bilhete de passagem (previsão às 17h00), bem como a estação marítima onde você deverá se apresentar (Porto de Santos). Em geral, o procedimento de embarque tem início 4 horas antes da saída do navio (a partir das 13h00) e término 2 horas antes da partida (por volta de 15h00).

O preenchimento do voucher, que nada mais é do que o formulário de embarque entregue pela CVC /seu agente de viagens, é obrigatório, assim como a identificação das malas com as etiquetas recebidas, informando o número de cabine e nome do hóspede.

Posso levar acompanhantes no dia do embarque?

Por questões operacionais e de segurança, o acesso ao navio é limitado ao pessoal em serviço e aos hóspedes a embarcar e em trânsito. A recomendação é para se despedir dos parentes e amigos em casa e seguir despreocupado para o porto.

Pode haver atraso, omissão ou variação de portos e horários?

Os horários de chegada e saída dos portos são estimados e dependerão sempre das liberações pelas autoridades locais e das condições de navegabilidade de cada trecho a ser percorrido durante o cruzeiro. A armadora é a soberana autoridade do navio, competindo-lhe a decisão acerca das condições de navegabilidade do cruzeiro de acordo com as disposições climáticas, meteorológicas e técnicas que se apresentarem.

A armadora por motivos de força maior, caso fortuito ou motivos técnicos, poderá alterar os horários e o porto de embarque, portos de escalas e ou porto de desembarque desde que o passageiro seja expressamente avisado antes do embarque, quando poderá optar pelo reembolso integral dos valores pagos ou pela manutenção da viagem no roteiro alterado.

Se as alterações indicadas acima ocorrerem durante o transcorrer do próprio cruzeiro, caberá ao passageiro o reembolso proporcional, se o período da viagem for encurtado.

Observação: em Fernando de Noronha, Punta Del Este, Búzios, Cabo Frio e Ilha Privativa não há porto de atracação e o navio fica fundeado a certa distância e o transporte será realizado por Tenders do próprio navio ou transportes marítimos locais. Estes farão os traslados Navio / Terra / Navio e estarão sujeitos às condições marítimas e climáticas favoráveis, podendo ser suspensos e até cancelados caso representem risco à integridade física dos passageiros. Em quaisquer desses casos, a decisão sempre caberá ao comandante do navio e o mesmo conduzirá o navio ao continente para o porto de atracação mais próximo, dando continuidade à viagem.

PAGAMENTO A BORDO - Muito importante!!!

Ao embarcar, o hóspede recebe um cartão magnético que será utilizado para pagamento das despesas a bordo.
Na ocasião, será definido como serão quitadas as despesas efetuadas: em dinheiro (em dólar americano) ou com cartões de crédito com validade internacional.
Não são aceitos reais, cheques ou cartões de débito automático.

O que está e o que não está incluído?

Além da cabine, estão incluídas todas as refeições diárias, entretenimento a bordo, participação em todas as atividades de animação, jogos, concursos, espetáculos musicais e artísticos, bailes e festas programadas para todas as noites e utilização de todos os equipamentos disponíveis no navio: piscina, espreguiçadeiras, sala de ginástica e musculação, jacuzzi, biblioteca, danceteria, coquetel do comandante e cofre na cabine.

Observações: não é permitida a presença de menores de 18 anos nas dependências do cassino. Nos navios com indicação de tudo incluído, as bebidas alcoólicas e não alcoólicas indicadas na carta de bebidas estão incluídas com consumo ilimitado.

Já o que não está incluído são as excursões em terra, bebidas consumidas (exceto nos navios com tudo incluso), boutique, lojas, cassino, lavanderia, serviço de revelação e fotografias feitas pelo fotógrafo de bordo, cabeleireiro, massagem, telecomunicações, spa center, consultas médicas, medicamentos e qualquer outra despesa de caráter pessoal.

REFEIÇÕES

Ao longo do dia, são servidas 5 refeições. São elas:- Café da manhã (restaurante principal ou buffet, com turno livre).- Almoço (restaurante principal ou buffet, com turno livre).- Chá da tarde.- Jantar (em 2 turnos: 1º turno, às 20h00; 2º turno, às 22h00).- Ceia servida à meia-noite no restaurante ou, às vezes, na piscina.

Observação: nos cruzeiros com mais de 7 noites, a ceia será servida durante 2 noites e nas demais serão servidos lanches e snacks nos principais bares do navio. Nos cruzeiros menores, será servida a ceia somente 1 noite.

Como funciona a reserva de mesa no restaurante?

É necessário indicar sua preferência de turno de refeição no momento da reserva da sua cabine. Sua mesa será a mesma em todo o cruzeiro, podendo estar acompanhado de outros passageiros. As refeições são servidas em dois turnos, obedecendo aos seguintes horários: 1º turno: almoço livre e jantar às 20h00; 2º turno: almoço livre e jantar às 22h00.

CABINE EXTERNA X INTERNA

Todos os hóspedes recebem o mesmo tratamento, sem distinções. As cabines têm o mesmo padrão de conforto, são decoradas com a mesma elegância e possuem dimensões equivalentes, independentemente da categoria a que pertence. As diferenças de preço são geralmente explicadas pela localização (cabines externas com vista para o mar ou cabines internas sem janela) e pela altura do deck a que pertence. Apenas as suítes têm dimensões efetivamente maiores que as demais cabines, ou mesmo varanda para o mar.

ATIVIDADES A BORDO

Programadas diariamente, são muitas as atividades. O hóspede encontrará instrutores para ginástica e sessões de aeróbica, além de jogos e brincadeiras de piscina, diversos campeonatos, aulas de dança, etc. Uma equipe de recreação infantil mantém as crianças acima de 3 anos ocupadas durante o dia. Ao entardecer, nos bares internos há o aperitivo musical. À noite: shows, cassino, música dançante nos salões, jogos de sociedade e discoteca.

Meus filhos receberão atenção e terão uma programação especial?

Um cruzeiro marítimo é a melhor opção de férias para toda a família. A criançada adora aproveitar tudo o que o navio oferece. Uma equipe especializada de monitores vai organizar atividades para crianças (a partir de 3 anos de idade; não há serviço de babá) em horários preestabelecidos.

Como fico sabendo das atividades do dia?

Recomenda-se ler diariamente o jornal de bordo, onde constam todos os horários para melhor aproveitamento de todas as atividades de bordo.

FIQUE POR DENTRO

Tenho uma necessidade especial. Posso realizar um cruzeiro?

Em atenção à exigência feita pela armadora, os passageiros que precisarem de assistência, tais como portadores de necessidades especiais em razão de deficiência física (permanente ou temporária) ou mental, menores de idade, bem como gestantes, deverão estar acompanhados por pessoa adulta e que se responsabilize por essa assistência. A armadora deverá ser avisada no ato da reserva a respeito de qualquer um desses casos, tendo o direito de recusar o hóspede cujas condições possam afetar a saúde e o bem-estar dos demais.

Existe assistência médica a bordo? Importante!!!

O serviço médico de bordo será prestado por pessoal médico independente. Os valores da consulta e da medicação administrada estão a cargo do passageiro. Sugere-se a contratação de seguro de saúde pelo prazo específico de duração do cruzeiro para que possa pedir reembolso das despesas pagas do seguro contratado.

O seguro é opcional! Para o periodo do cruzeiro fica em torno de R$35,00 a R$ 60,00 por pessoa, dependendo dos valores das coberturas; mas pode evitar despesas muito altas, em caso de necessidade! Pois as consultas podem passar dos US$ 150,00 fora os medicamentos. Consulte-nos sobre as coberturas e procedimentos para solicitar o seu seguro de viagem, caso deseje!!!

Como posso comemorar aniversário?

Aniversários de nascimento e casamento podem ser comemorados com bolos e o tradicional “Parabéns” durante os jantares. Para isso, é importante informar o fato à agência de viagens no momento da reserva ou mesmo no dia do embarque, junto ao chefe do restaurante.

Quem serão meus companheiros de viagem?

A bordo, você encontrará hóspedes das mais variadas faixas etárias (casais, grupos, familiares e de amigos, crianças e adolescentes). O ambiente a bordo é de camaradagem e é fácil integrar-se com a tripulação do navio e com os outros hóspedes: basta participar das atividades de animação. Se, no entanto, você preferir desfrutar de situações mais reservadas, sua privacidade será respeitada.

Poderei me comunicar com minha casa durante o cruzeiro?

Sem dúvida. Cada vez que você quiser se comunicar com parentes ou mesmo com seu escritório, basta utilizar o sistema de comunicações do navio. É possível telefonar e receber chamadas via satélite em sua própria cabine, além da sala de internet a bordo. Fique atento e sempre consulte os valores de todos serviços antes de utilizá-los.

Durante as escalas, posso realizar excursões?

Claro! Existem excursões terrestres opcionais. Podem ser adquiridas diretamente a bordo do navio, já no momento do embarque. São organizadas pela CVC, sendo recomendadas pela qualidade superior de serviços e boas condições de segurança. Nas cidades ou ilhas onde não existe atração, o desembarque dependerá das condições climáticas locais.

Existe fotógrafo a bordo?

Há um serviço de fotógrafos que documenta todos os eventos da viagem. O hóspede pode adquirir as cópias no escritório dos fotógrafos a bordo.

Vídeo Navio Zenith - You Tube

No vídeo abaixo, passageiros que participaram de um dos cruzeiros da temporada passada, 2007/2008, mostram vários ambientes do navio, as roupas que as pessoas estão vestindo, algumas das atividades a bordo, deixando bem evidente o clima informal e de descontração do cruzeiro. O arquivo é longo, tem 10 minutos, mas já nas primeiras fotos é possível ter uma idéia!

(É comum que o vídeo fique travando caso você o assista sem que o arquivo seja carregado antes. Para evitar que isso aconteça, na hora de assistir, assim que o video começar a ser exibido, clique no botão do "pause"; aguarde dois ou três minutos, para que o arquivo seja caregado primeiro. E depois, volte a clicar no botão do "play" novamente. Fica bem melhor de assistir. Se voltar a travar, siga o mesmo procedimento mais uma vez).

Agora que você terminou a leitura das dicas de viagem, não deixe de nos enviar um email para 4estacoes@viajarcomestilo.com.br nos dizendo se as informações deste comunicado foram bem compreendidas ou esclarecendo quaisquer eventuais dúvidas. Obrigado e até dia 17 de Janeiro...

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